domingo, 23 de dezembro de 2012

Feliz Natal

A Eb1 Eng.º Duarte Pacheco deseja que este Natal seja sinónimo de união, paz, conforto e alegria para toda a comunidade escolar!

A Bela e o Monstro

Dia 11 de Dezembro a nossa escola foi assistir ao espectáculo "A Bela e o Monstro", na Academia de Santo Amaro. E adoraram! :)

sábado, 24 de novembro de 2012

Cozinhar é boa onda

Cozinhar é boa onda! Queremos continuar esta vivência/actividade (iniciada e construída no ano lectivo anterior com a professora Elsa Cunha). É importante aprender fazendo coisas que gostamos …. e por isso, voltamos a pôr a mão na massa!
Assim, decidimos fazer culinária, uma vez por semana, às 5.ªs feiras! Mas como precisamos pensar, organizar tudo, procurar as receitas, ler, ver o que é necessário, que ingredientes, que utensílios….descobrir o que querem dizer as palavras que não percebemos logo o que querem dizer, …ah  e pesar .. e medir….ter cuidado com as quantidades!!!! E com a temperatura!!!! E não esquecer a higiene: lavar muito bem  as mãos, aventais e bonés! Tanta coisa que tem a ver com o português , a matemática , o estudo do meio….
Mãos na massa!!!

Prof.ª Célia Dionísio

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Visita de estudo ao Museu da Cidade

No dia 15 de Novembro, os nossos pequenos marqueses e marquesas foram passear até o Palácio do Campo Grande. Demoraram um dia inteiro de viagem de Lisboa até o Campo Grande e tiveram de pernoitar nos seus coches.  
Estavam ansiosos por beber um chocolate quente e umas torradas servido pelas criadas da Marquesa, que estava a passar férias no Campo Grande. O marido da Marquesa estava em Mafra, na caça, juntamente com o El- Rei  D.João V... Antes de entraram todos para o salão de festas, a Marquesa ainda ensinou as devidas vénias com o lenço e maneiras de estar com o leque, que os nossos pequenos marqueses e marquesas estavam esquecidos...

Tudo isto e muito mais os alunos do 1.º ano, turma A, vivenciaram na visita de estudo ao Museu da Cidade, com a actividade" Um passo…um leque…um sinal…por fim um olhar… ". Uma visita orientada com reconstituição histórica do século XVIII, em que além de aprender de uma forma lúdica e pedagógica os usos e costumes setecentistas, ficaram também a saber mais sobre as origens e história da cidade de Lisboa.

Prof.ª Corália Gonçalves

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Visita à CASA DO TINONI

Dia 31 de Outubro, os alunos do 1.º A foram visitar a Casa do Tinoni. A Casa do Tinoni é um espaço da Protecção Civil, da Câmara Municipal de Lisboa. Esta actividade teve como principal objectivo contribuir para a prevenção de acidentes infantis, fornecendo de forma lúdica e interactiva,informações sobre como evitar acidentes e o que fazer numa situação de emergência. Cada criança aprendeu a identificar os riscos que corre no seu dia-a-dia e as regras mais ajustadas a cada situação.
No decorrer da actividade foram abordados os seguintes temas:
- Segurança na rua e em espaços públicos;
- Segurança em casa;
- Sismos e comportamentos de auto-protecção;
- Prevenção de incêndios e comportamentos de auto-protecção. 

 


No final da visita, fizeram um jogo com o que aprenderam e receberam um diploma! Trouxeram todos muitas informações úteis e conselhos para colocarem em prática na escola e em casa com as suas famílias.

Prof.ª Corália Gonçalves

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Dia Mundial das Massas


Cada português consome anualmente, em média, 6,6 quilos de massas, estando o nosso país no top 20 de toda a Europa, onde o total anual chega aos 6,8 milhões de toneladas e o consumo é liderado, sem surpresas,pela Itália: cada italiano come, em média, 26 quilos de massa por ano.
Os dados da International Pasta Organization (IPO) foram divulgados esta manhã, no cenário do Convento do Beato, por ocasião da celebração, hoje, do 14.º Dia Internacional das Massas.
O administrador do grupo, Rui Fontes, e o diretor de marketing, João Paulo Rocha, guiaram jornalistas e crianças das freguesias de Marvila e do Beato numa viagem pelo mundo das massas, na companhia do antigo internacional português Costinha, que começou a carreira no Oriental, carismático emblema de Marvila.
Foi também uma oportunidade para as crianças se divertirem com o processo de fabrico e mil e uma aplicações do popular e generalizado alimento e para todos ficarem a conhecer as inúmeras propriedades de um tipo de comida que, pelo preço baixo e pelas qualidades que oferece, está a reaparecer com força à mesa dos portugueses, aos quais vai faltando a outra massa, na carteira e nos bolsos. Feita de trigo, além de hidratos de carbono, a massa é fonte de vitaminas B1,B2,B6,PP e E,mas também de ácido fólico, fosfato, cálcio, ferro, cobre, magnésio, sódio e potássio.






«As massas alimentícias são componentes chave numa alimentação saudável e equilibrada», afirma a propósito Nuno Borges, professor da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.




                                                     Certo é que a paixão dos portugueses pela massa é conhecida há vários séculos: um dos seus divulgadores foi o cozinheiro da rainha D. Maria I, que em 1785 publicou um livro de cozinha com um capítulo sobre receitas «de sopa de aletria e massas alimentícias».

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Cores com afectos... Uma nova Escola!

Uma horta para plantar legumes... e a cidadania

No centro das grandes cidades, as hortas passam um pouco despercebidas, e nem toda a gente lhes dá o devido valor. Ao lado do Bairro da Picheleira, em Lisboa, uma horta escolar fez toda a diferença. «Em vez de os alunos saltarem os muros para fugir da escola, havia miúdos problemáticos que saltavam para dentro da escola para virem ajudar na horta», conta o professor Nuno, da EB1 Engenheiro Duarte Pacheco, no Beato. O sucesso imediato fez com que a horta se tornasse pequena para tanto entusiasmo. 

Esta sexta-feira foi, portanto, inaugurada a segunda parte do projeto: uma horta comunitária localizada ao lado da escola que foi posta ao serviço do bairro. O terreno estava ao abandono, mas agora tem estacas a segurar a terra e está tudo pronto para plantar. A Presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, Maria Simonetta Luz Afonso, deu a primeira cavadela na terra, uma forma simbólica de inaugurar a obra. Agora a horta não é apenas um monte de terra para plantar cenouras ou manjericão, mas mais do que isso. Planta-se também o futuro. «Aqui as crianças aprendem a cidadania. Foram eles próprios a terem a ideia, a apresenta-la e a avançarem com ela. Envolveram-se, envolveram as comunidades. Foi um trabalho de grupo que permite que aprendam a olhar para a cidade», explicou a presidente da Assembleia Municipal. E de facto assim é. O entusiasmo dos alunos, com idade de escola primária, é evidente desde que apresentaram a proposta à câmara. Escolheram o espaço, na altura degradado e forrado a ervas daninhas, como o local onde iam crescer os seus legumes. «Esta foi uma iniciativa dos alunos e que partiu da escola. Visa criar um sentido de responsabilidade inerente à cidadania. É um exemplo», disse por seu lado João Casanova de Almeida, secretário de Estado do Ensino e Educação Escolar, também presente na inauguração. Envolvido no projeto esteve também a Junta de Freguesia do Beato, que tomou a horta como projeto prioritário para o bem-estar da comunidade. «A horta é agora um espaço público, que não estava a ser usado, mas que agora poderá ser cultivado. Em tempo de crise é importante fomentar estes valores e promover a educação cívica e a cidadania ambiental. As próprias crianças podem também aprender que os legumes não vêm dos supermercados mas sim da terra», afirmou o presidente Hugo Xambre Pereira. 

Um molho de manjericão foi transferido da horta da escola para a comunitária, onde vai começar a florir, juntamente com este projeto.

Escrito por Bruno Abreu
Foto: Alexandre Pona

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Convite

Dia 12 de Outubro, dia internacional da Família e da Escola é um excelente dia para visitar a nossa escola colorida e presenciar a inauguração do nossa horta comunitária! Contamos com a vossa presença!

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Reunião de Pais e/ou Encarregados de Educação

Informam-se os pais e encarregados de educação dos alunos matriculados na Eb1 Engenheiro Duarte Pacheco, que dia 14 de Setembro, a partir das 10horas, realizar-se-á a reunião de lançamento do novo ano lectivo 2012/2013.

A sua presença é importante para estreitar o laço entre Família e Escola. Compareça!

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Desafios Seguranet

Ficámos na lista de turmas vencedoras. P@rabéns!!:)


Prof.ª Corália Gonçalves

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Projecto "Uma escola colorida"

A Escola Colorida


Numa 6.ªfeira de novembro de 2010, num momento de reflexão – assembleia de turma - sobre o que poderíamos fazer para melhorar a freguesia do Beato surgiu o “pontapé” de saída deste projeto - “Uma escola colorida”. Assim, alunos do 4.º A e uma professora (eu), em parceria com outros professores e técnicos de desenvolvimento comunitário (do Programa de Desenvolvimento Comunitário Urbano K´cidade) criaram um projeto, com o propósito de caminhar no sentido de descobrir novas formas de estar e fazer a escola. Pretendia-se com este projeto a pintura dos espaços interiores da escola, a necessitarem de intervenção urgente, na procura de melhorar as condições de ensino/aprendizagem facilitadoras da promoção de sucesso educativo. Após vários avanços, recuos, avanços, impasses, eis que em março de 2012 numa conversa com a psicóloga Carla Brito, integrada no projeto Sementes – Médicos do Mundo - ela afirma que este projeto pode efetivamente ser concluído! Conseguiram uma Fundação – Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) – com 40 voluntários e 90 litros de tinta oferecida pela Dyrup.
Com ajuda de voluntários, assistentes operacionais, professores, alunos e encarregados de educação a Escola B.1 Eng. Duarte Pacheco dá por concluído mais um projeto cujo o produto é “UMA ESCOLA COLORIDA”!
Esta experiência educativa desenvolvida no seio desta ESCOLA constituiu uma clara afirmação do que poderá ser a construção de uma escola melhor, ancorada no trabalho, na voz e acima de tudo no desejo dos alunos!
Profª Susana M.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Fim de uma etapa - início de outra!


Chegou ao fim mais uma etapa. Quatro anos que voaram... Carregarei sempre comigo todo o afecto que vocês, meus alunos, me deram. Muito Obrigada ♥ 
Prof.ª Corália Gonçalves


quinta-feira, 7 de junho de 2012

Dia Olímpico- Quinta das Conchas

A nossa escola foi ontem à Quinta das Conchas organizada pelas duas entidades, Câmara Municipal de Lisboa e o Comité Olímpico. Foi desta forma celebrado o Dia Olímpico na Festa de Encerramento do Ano Lectivo 2012. 
O evento contou com a presença do Presidente do Comité Olímpico de Portugal, o vereador do Desporto e Educação Manuel Brito, dos atletas olímpicos Francis Obikwelu e Patrícia Mamona, além dos desportistas medalhados Rosa Mota e Nuno Delgado.
Ao longo do dia decorreram várias actividades desportivas e lúdicas.
Um dia de festa que certamente os nossos alunos jamais esquecerão!



terça-feira, 5 de junho de 2012

Visita Final de ano - Monte Selvagem


Teatro- Assembleia de Escola

Após o processo eleitoral, os membros da Assembleia de Escola analisaram o programa eleitoral da lista vencedora no sentido de verificarem qual seria o projeto mais fácil de dar uma resposta imediata! Por conseguinte, chegaram ao consenso que íamos avançar com dois projetos: 1º Música no recreio; 2º Lixo na escola.
Com a colaboração das Assembleias de Turma fizeram uma carta para o Diretor do Agrupamento – Professor Francisco Simões a pedir uma aparelhagem, mapas de horários em que a música poderá ser colocada e mapas de intervenção para a limpeza da escola.
O entusiasmo patente de alguns alunos levou-os a empenhar-se efetivamente nestas questões da sustentabilidade de uma escola melhor e a querer concretizar mais um projeto neste 3.º período – “Uma peça de teatro sobre o lixo na escola”!
Nasceu assim uma peça de teatro: ”Lixo na escola” com a colaboração de todos alunos e professores da nossa escola. Semanalmente e mais tarde diariamente, começaram a desenvolver as várias etapas deste projeto: construção da história, passar a computador, distribuir personagens, memorizar falas, fazer cenários, …, que culminou com a apresentação a todas as turmas da Escola. 
A impressão mais imediata e marcante, que inicialmente se retirou do contacto estabelecido nestes encontros foi a de que todos os presentes se sentiam bem e que os alunos se aperceberam que eram os protagonistas de um projeto comum – “uma escola melhor”. 
Mais uma etapa cumprida!!!!                                        Prof.ª Susana Macieira
Assembleia de Escola 
                               

sábado, 2 de junho de 2012

3.º Desafio Seguranet


Neste 3.º e último desafio da Seguranet os alunos foram convidados a criar uma história colaborativamente partindo de uma frase introdutória (" A Sofia e o Peter falam todos os dias através da Internet". O desafio foi aceite e aqui está a história elaborada pelo 4.ª A. Espero que gostem! 

«A Sofia e o Peter falam todos os dias através da Internet. Todas as amigas dela dizem que ela está viciada na net, principalmente no facebook.
Mas a Sofia não quer saber do que dela dizem e logo que chega a casa liga o computador para navegar. Joga, carrega vídeos de cantores, actores e de todas as pessoas famosas de quem gosta! Colocou também uma foto de perfil no facebook em que estava bem gira e todos os amigos a elogiaram!
Como queria ter o maior número de amigos possível, adicionava todas as pessoas que lhe pediam amizade. E foi assim que se tornou amiga virtual do Peter.
Depois de muito teclarem, o Peter quis o contacto do messenger da Sofia para falarem mais. E ela deu. Não largavam o computador e a Sofia partilhava com ele todos os segredos, falava sobre tudo e mais alguma coisa… Porque o Peter era muito querido e atencioso com ela!
Mas a determinada altura ele começou com conversas estranhas: perguntou que escola a Sofia frequentava, a que horas saía e onde morava. Sofia começou a desconfiar e achou por bem não dar essas informações. Mas o Peter passava os dias a insistir e, pior, queria marcar um encontro com ela! Tornou-se insistente e por vezes mal-educado!
No dia seguinte, Sofia foi ter com a sua professora, com a qual costumava falar muito da Internet, e perguntou-lhe o que achava que deveria fazer. A professora alertou-a desde logo que não devia dar informações pessoais e muito menos ter um encontro com um amigo virtual. Que podia ser bem perigoso. Afinal, ela não sabia nada sobre esse Peter… E era bem verdade!
Mais tarde, ao chegar a casa, Sofia tomou uma decisão. Embora gostasse bastante de falar com o seu amigo Peter, a verdade é que nunca o tinha visto. E começou a questionar-se. E se a foto que ele mostrava no perfil não era mesmo dele? Era a única que Peter tinha… E se a sua amizade virtual fosse um perigo real? Encheu-se de coragem, achou que era o melhor a fazer: bloqueou-o no facebook e no messenger e decidiu que daí para a frente teria bem mais cuidado quando escolhesse com quem teclava na Internet. Os amigos reais eram tantos, para quê fazer amigos virtuais?!»

Prof.ª Corália Gonçalves

sábado, 28 de abril de 2012

Corrida Escola Segura - Agarra a tua Vida!


«Numa iniciativa promovida pela 5.ª Divisão Policial e da Divisão de Vila Franca de Xira, contando ainda com as presenças de equipas de policiamento e Escola Segura do Programa Integrado de Policiamento de Proximidade (PIPP) não esquecendo a colaboração do Desporto Escolar de Lisboa (DRELVT) e do Agrupamento de Escolas Luís de Camões, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP realizou ontem diversas iniciativas no âmbito do Dia Europeu da Segurança Rodoviária. Cerca de 500 alunos do 3.º e 4.º Ano do Primeiro Ciclo, bem como professores e auxiliares de acção educativa, deslocaram-se ao Estádio 1.º de Maio, em Lisboa para participar na 1.ª Corrida Escola Segura – «Agarra a tua Vida» - e a PSP espera que ninguém se esqueça do que aprendeu e coloque em prática na estrada... daqui por uns anos. 

Houve de tudo um pouco, a começar pela corrida para os alunos do 3.º ano e 4.º ano (feminino e masculino), seguindo-se um passeio pedestre para alunos com necessidades educativas especiais, além, obviamente, de um conjunto de atividades associadas à prevenção rodoviária. 


A PSP pretende através deste tipo de ações sensibilizar, para além de todos os condutores, as próprias crianças e encarregados de educação para a problemática do desrespeito das regras de segurança no transporte de crianças e circulação junto dos estabelecimentos de ensino.» 


O 4.º B da nossa escola participou e...trouxe um 1.º lugar! Parabéns!!






domingo, 22 de abril de 2012

Assembleia Municipal de Lisboa

«Queria dar os parabéns pelo projecto, porque engloba todas as matérias: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza...É pois um projecto muito completo e interessante que abre a escola, de facto, à comunidade. Este tema das Hortas Comunitárias permite o convívio entre as pessoas que andam muito fechadas sobre elas próprias...» Foram estas as palavras da Drª Simonetta Luz Afonso que nos encheram de orgulho! O Sehul e a Joana do 4.º ano portaram-me muito bem na defesa da proposta "Horta do Bairro", que decorreu no passado dia 20 de Abril, no Fórum Lisboa. 
De resto, vejam por vocês próprios e dêem a vossa opinião!

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Netiqueta

A segunda actividade proposta pela  Seguranet tinha como tema "Internet com etiqueta ou etiqueta na Internet". Dividiu-se a turma em 4 grupos e cada um elaborou cinco desenhos acerca deste tópico previamente estudado e debatido na sala de aula. Estes desenhos foram os apurados para o desafio. Espero que gostem do resultado!

sábado, 3 de março de 2012

Horta Comunitária-projecto para a Assembleia Municipal de Crianças de Lisboa

«Precisamos perseguir os nossos sonhos. Desistir é uma palavra que tem de ser eliminada do dicionário de quem sonha e deseja conquistar, ainda que nem todas as metas sejam atingidas. (…) Liberta a tua criatividade. Sonha com as estrelas, para poder pisar a Lua. Sonha com a Lua, para poder pisar as montanhas. (…) Apesar dos nossos defeitos, precisamos ver que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso ou pessoas fracassadas. O que existe são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles. Por isso, desejo sinceramente que... NUNCA DESISTAS DOS TEUS SONHOS!» — Augusto Cury

E foi com este espírito que no dia 2 de Março, às 11 horas, os alunos do 4.º ano fizeram a sua apresentação informal da proposta que pretendem levar à Assembleia Municipal de Crianças de Lisboa, no âmbito do projecto de formação para a cidadania «És Cidadão: A minha escola, o meu bairro, a nossa cidade», promovido pela Assembleia Municipal de Lisboa.
Após a apresentação, os nossos convidados acompanharam-nos na plantação de sementes de girassol, ficando a conhecer o possível espaço para pôr em prática a nossa Horta do Bairro. Ficamos agora na expectativa do que irá acontecer!

«Horta Comunitária» pretende ser um exemplo de uma das várias maneiras de proteger o ambiente, promover o desenvolvimento social e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.


Um agradecimento muito especial a todos o que nos apoiaram com a sua presença, em particular à Exma. Senhora presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, dra. Maria Simonetta Luz Afonso, e ao seu gabinete de apoio, à Junta de Freguesia do Beato, ao representante da comissão de moradores do bairro da Picheleira, ao Vitória Clube de Lisboa, à professora responsável pela nossa biblioteca escolar e aos membros da Direcção do Conselho Executivo do Agrupamento das Olaias. 

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

No âmbito da Assembleia de Escola, realizámos um processo eleitoral para a constituição dos membros da Assembleia (presidente, vice-presidente e secretário).
Todos os alunos do 1º ciclo, professores e alguns técnicos do K´cidade apoiaram!!
O trabalho de equipa e espírito entre ajuda predominou em todos as fases deste processo. Na primeira reunião, após o acto eleitoral, procedemos a votações para eleger os representantes (presidente, vice-presidente e secretário) da Assembleia. Agora vamos definir acções para colocar o programa eleitoral da lista vencedora em prática!

Profª Susana Macieira 

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Visita de estudo ao Navio Escola Sagres

As turmas do 3º A e 3º B, da E.B. 1 Engenheiro Duarte Pacheco, foram visitar o navio escola Sagres, dia 7 de fevereiro de 2012.
O navio estava atracado no rio Tejo, em Alcântara, perto da ponte 25 de Abril. Para entrarmos para o navio, passámos por uma plataforma protegida por uma rede por baixo e a seguir descemos umas escadas.

Começámos por visitar a ré (parte de trás do navio) onde vimos um leme grande e lembranças do navio para vender. Descemos uma escada e vimos uma jornalista da RTP a entrevistar o comandante. Passámos pela cozinha, por um canhão e na proa (parte da frente) tocámos num sino.

No final da visita, voltámos a passar a ponte e viemos de autocarro para a Escola. Como recordação, deram-nos um pin da bandeira de Portugal!

Achámos a visita bonita, fixe e extraordinária.

Texto colectivo das turmas 3.º A e 3.º B(Profª Luisa Cardoso e Profª Lurdes Gameiro).
As turmas do 1º ano e do pré escolar, da escola EDP, realizaram em conjunto uma exposição sobre um livro que trabalharam no 1º período. O nome do livro é "O sentido da Vida". As turmas ilustraram partes do livro e escreveram algumas frases.
Prof. André Godinho

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Entrega de diplomas

Realizou-se na passada sexta-feira, dia 24 de Fevereiro, pelas 11 horas, na biblioteca da nossa escola, a cerimónia de entrega dos diplomas de reconhecimento do desempenho escolar aos alunos Cristiano Culai, Rafael Silvestre e Sehul Ramgi, actualmente no 4.º A. Este  evento distinguiu estes alunos, que no ano lectivo anterior se destacaram pelo seu aproveitamento escolar e comportamento meritório.

Parabéns!

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Palestra sobre Pediculose

A sessão de esclarecimento sobre a Pediculose ocorreu ontem pelas 18h15 na EB23 das Olaias com a presença de 7 pais/encarregados de educação, cujos educandos frequentam as escolas Actor Vale (EB1), Eng Duarte Pacheco (EB1), Bairro do Armador (JI + EB1) e EB23 das Olaias. Esteve igualmente representada a direcção do agrupamento [Profª Luísa Castro] e o projecto de Promoção e Educação para a Saúde (PES) [Profª Antonieta Almeida].
A sessão foi dinamizada por médicas de saúde pública da equipa do Programa de Saúde Escolar, Dra Fátima Quitério e Dra Cristina Neves.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

No dia 7 de Fevereiro, a nossa escola fez uma visita de estudo ao Navio Escola Sagres, ancorado no Cais de Alcântara, no âmbito das comemorações dos 50 anos  desta emblemática embarcação da Marinha Portuguesa. 
Ficam aqui registadas algumas das opiniões dos alunos do 4.ºA sobre esta experiência.
Daniel:
«Hoje, fomos visitar o Navio Escola Sagres. O navio tinha várias bandeiras. No leme tinha um verso do poeta que já morreu, cujo nome era Luís de Camões. A primeira viagem com a bandeira portuguesa foi ao Rio de Janeiro, e já realizou três voltas ao Mundo. Amanhã, dia 8, faz 50 anos. O navio  é usado para a formação de marinheiros.»

 Paulo:
«A visita de estudo a Alcântara para ver o navio Sagres, foi muito gira. Vimos muitas escolas  que, tal como nós, também foram conhecer por dentro o navio. Os senhores  eram muito simpáticos e havia lá muitas coisas que se podiam comprar e que estavam numa montra. Também tinha uma televisão que contava a história do navio. Vimos um canhão, quatro lemes e uma roda que virava para a esquerda e para a direita. No fim recebemos um brinde com a Bandeira de Portugal .»

António:
«Eu gostei da visita. Fiquei a saber muitas coisas. Os marinheiros disseram-me que têm uma equipa especializada para fazer salvamentos  de quem caia ao mar. Também existe uma equipa especializada para a guerra. Vi quatro velas e estive na proa do navio. Perguntei se era difícil combater as tempestades e responderam-me que é bastante difícil, tinham de vir todos os marinheiros, até os novatos, ajudar.»


domingo, 29 de janeiro de 2012

No dia 27 de Janeiro, os alunos do 4.º ano realizaram uma visita de estudo à Quinta Pedagógica dos Olivais. Esta actividade inseriu-se no âmbito do projecto Assembleia Municipal das Crianças de Lisboa e destinou-se a elucidar os alunos que escolheram trabalhar o tema das Hortas Comunitárias.

Situada na freguesia dos Olivais,a Quinta Pedagógica tem um espaço com cerca de 2 ha e onde é possível observar, conhecer os hábitos e características dos diferentes animais. A actividade  educacional Agricultura Biológica  foi importante na medida em que os alunos puderam perceber como os factores ambientais condicionam o desenvolvimento das plantas.

"Vou tentar..."

No passado dia 20 de Janeiro, por volta das 9h30 minutos a professora de educação especial e dois alunos com NEE de carácter permanente, visitaram a sede do agrupamento de escolas das Olaias, com o intuito de conhecer os espaços da escola que os alunos irão frequentar aquando a sua transição para o 2º ciclo. O percurso foi realizado a pé e por trilhos que os alunos conhecem, uma vez que habitam nas proximidades. Durante este trajecto falámos sobre regras de segurança rodoviária e a importância de interpretar e obedecer ao horário escolares. Quando chegámos ao portão da escola, os porteiros do agrupamento informaram os alunos que para entrar precisam de apresentar um cartão de identificação, no qual consta o nome e a fotografia. Uma vez no agrupamento, os alunos verificaram que esse cartão é carregado, previamente com dinheiro, na papelaria da escola para que possam adquirir as refeições, o material escolar à venda na papelaria e outros serviços necessários. Após um breve diálogo percorremos alguns dos espaços da escola, como a direcção, sala dos professores, secretaria, reprografia, biblioteca, GAFF, papelaria, bar, cantina, algumas salas e os campos de futebol, em cada um destes espaços falámos sobre o que os eles podem aí fazer e quem são as pessoas responsáveis por esses espaços.
Em todos os espaços fomos recebidos com carinho.
Embora tenha sido uma visita breve, penso ter conseguido reforçar o ideal
“vou tentar”…
A professora de educação especial, Elsa e Cunha

sábado, 28 de janeiro de 2012

Mens sana in corpore sano

Aqui está o vídeo da prova de corta-mato realizada no Agrupamento das Olaias. Muitos parabéns a todos os que participaram. Foi uma prova de grande resistência, física e mental. Um bom desportista é todo aquele que tenta superar os seus próprios limites e não desiste. Destaque para a Jessica Cardoso e Daniel Serrão do 4.º A e para Mafalda Oliveira do 3.º B, que ficaram apurados para a próxima prova na Bela Vista! Boa sorte!

domingo, 22 de janeiro de 2012

De colher na mão também se enche o coração

Mais uma vez a professora Elsa e os seus alunos meteram mãos à obra e presentearam professores e alunos com uma delícia gastronómica. Experimentem!

Receita: 
Pudim de ovos 
Ingredientes: 
6 ovos 
uma tigela de leite 
uma tigela de açúcar 
raspa de laranja
Modo de realização:
Num recipiente bater os ovos com o açúcar até obter um creme. Seguidamente acrescenta-se o leite e a raspa de laranja, volta-se a bater e despeja-se numa forma previamente recheada de caramelo.
Bom apetite!

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Desafios Seguranet

Os alunos da turma A do 4.º ano de escolaridade, estão a participar no concurso nacional Desafios SeguraNet - 1º Ciclo”.
O primeiro desafio teve como tema "Aprender na Internet".
Nesta primeira actividade os alunos foram convidados a ilustrar livremente o seguinte texto:
"Agora que as salas de aula, as nossas casas e, em alguns casos, os nossos telemóveis, se ligam a recursos da Internet, aprender pode tornar-se uma aventura interminável. Temos à distância de uma tecla recursos em texto sobre temas sem fim, como também uma ampla variedade de recursos sobre viagens de campo."

No âmbito desta actividade foram abordados questões tão pertinentes nos dias que correm, tais como: pesquisar na Internet; o que são fontes; a importância de referir correctamente as fontes;como saber se estamos a consultar um sítio com informação fidedigna.
Este foi o resultado. Espero que gostem e deixem o vosso comentário!