sexta-feira, 29 de junho de 2012

Projecto "Uma escola colorida"

A Escola Colorida


Numa 6.ªfeira de novembro de 2010, num momento de reflexão – assembleia de turma - sobre o que poderíamos fazer para melhorar a freguesia do Beato surgiu o “pontapé” de saída deste projeto - “Uma escola colorida”. Assim, alunos do 4.º A e uma professora (eu), em parceria com outros professores e técnicos de desenvolvimento comunitário (do Programa de Desenvolvimento Comunitário Urbano K´cidade) criaram um projeto, com o propósito de caminhar no sentido de descobrir novas formas de estar e fazer a escola. Pretendia-se com este projeto a pintura dos espaços interiores da escola, a necessitarem de intervenção urgente, na procura de melhorar as condições de ensino/aprendizagem facilitadoras da promoção de sucesso educativo. Após vários avanços, recuos, avanços, impasses, eis que em março de 2012 numa conversa com a psicóloga Carla Brito, integrada no projeto Sementes – Médicos do Mundo - ela afirma que este projeto pode efetivamente ser concluído! Conseguiram uma Fundação – Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) – com 40 voluntários e 90 litros de tinta oferecida pela Dyrup.
Com ajuda de voluntários, assistentes operacionais, professores, alunos e encarregados de educação a Escola B.1 Eng. Duarte Pacheco dá por concluído mais um projeto cujo o produto é “UMA ESCOLA COLORIDA”!
Esta experiência educativa desenvolvida no seio desta ESCOLA constituiu uma clara afirmação do que poderá ser a construção de uma escola melhor, ancorada no trabalho, na voz e acima de tudo no desejo dos alunos!
Profª Susana M.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Fim de uma etapa - início de outra!


Chegou ao fim mais uma etapa. Quatro anos que voaram... Carregarei sempre comigo todo o afecto que vocês, meus alunos, me deram. Muito Obrigada ♥ 
Prof.ª Corália Gonçalves


quinta-feira, 7 de junho de 2012

Dia Olímpico- Quinta das Conchas

A nossa escola foi ontem à Quinta das Conchas organizada pelas duas entidades, Câmara Municipal de Lisboa e o Comité Olímpico. Foi desta forma celebrado o Dia Olímpico na Festa de Encerramento do Ano Lectivo 2012. 
O evento contou com a presença do Presidente do Comité Olímpico de Portugal, o vereador do Desporto e Educação Manuel Brito, dos atletas olímpicos Francis Obikwelu e Patrícia Mamona, além dos desportistas medalhados Rosa Mota e Nuno Delgado.
Ao longo do dia decorreram várias actividades desportivas e lúdicas.
Um dia de festa que certamente os nossos alunos jamais esquecerão!



terça-feira, 5 de junho de 2012

Visita Final de ano - Monte Selvagem


Teatro- Assembleia de Escola

Após o processo eleitoral, os membros da Assembleia de Escola analisaram o programa eleitoral da lista vencedora no sentido de verificarem qual seria o projeto mais fácil de dar uma resposta imediata! Por conseguinte, chegaram ao consenso que íamos avançar com dois projetos: 1º Música no recreio; 2º Lixo na escola.
Com a colaboração das Assembleias de Turma fizeram uma carta para o Diretor do Agrupamento – Professor Francisco Simões a pedir uma aparelhagem, mapas de horários em que a música poderá ser colocada e mapas de intervenção para a limpeza da escola.
O entusiasmo patente de alguns alunos levou-os a empenhar-se efetivamente nestas questões da sustentabilidade de uma escola melhor e a querer concretizar mais um projeto neste 3.º período – “Uma peça de teatro sobre o lixo na escola”!
Nasceu assim uma peça de teatro: ”Lixo na escola” com a colaboração de todos alunos e professores da nossa escola. Semanalmente e mais tarde diariamente, começaram a desenvolver as várias etapas deste projeto: construção da história, passar a computador, distribuir personagens, memorizar falas, fazer cenários, …, que culminou com a apresentação a todas as turmas da Escola. 
A impressão mais imediata e marcante, que inicialmente se retirou do contacto estabelecido nestes encontros foi a de que todos os presentes se sentiam bem e que os alunos se aperceberam que eram os protagonistas de um projeto comum – “uma escola melhor”. 
Mais uma etapa cumprida!!!!                                        Prof.ª Susana Macieira
Assembleia de Escola 
                               

sábado, 2 de junho de 2012

3.º Desafio Seguranet


Neste 3.º e último desafio da Seguranet os alunos foram convidados a criar uma história colaborativamente partindo de uma frase introdutória (" A Sofia e o Peter falam todos os dias através da Internet". O desafio foi aceite e aqui está a história elaborada pelo 4.ª A. Espero que gostem! 

«A Sofia e o Peter falam todos os dias através da Internet. Todas as amigas dela dizem que ela está viciada na net, principalmente no facebook.
Mas a Sofia não quer saber do que dela dizem e logo que chega a casa liga o computador para navegar. Joga, carrega vídeos de cantores, actores e de todas as pessoas famosas de quem gosta! Colocou também uma foto de perfil no facebook em que estava bem gira e todos os amigos a elogiaram!
Como queria ter o maior número de amigos possível, adicionava todas as pessoas que lhe pediam amizade. E foi assim que se tornou amiga virtual do Peter.
Depois de muito teclarem, o Peter quis o contacto do messenger da Sofia para falarem mais. E ela deu. Não largavam o computador e a Sofia partilhava com ele todos os segredos, falava sobre tudo e mais alguma coisa… Porque o Peter era muito querido e atencioso com ela!
Mas a determinada altura ele começou com conversas estranhas: perguntou que escola a Sofia frequentava, a que horas saía e onde morava. Sofia começou a desconfiar e achou por bem não dar essas informações. Mas o Peter passava os dias a insistir e, pior, queria marcar um encontro com ela! Tornou-se insistente e por vezes mal-educado!
No dia seguinte, Sofia foi ter com a sua professora, com a qual costumava falar muito da Internet, e perguntou-lhe o que achava que deveria fazer. A professora alertou-a desde logo que não devia dar informações pessoais e muito menos ter um encontro com um amigo virtual. Que podia ser bem perigoso. Afinal, ela não sabia nada sobre esse Peter… E era bem verdade!
Mais tarde, ao chegar a casa, Sofia tomou uma decisão. Embora gostasse bastante de falar com o seu amigo Peter, a verdade é que nunca o tinha visto. E começou a questionar-se. E se a foto que ele mostrava no perfil não era mesmo dele? Era a única que Peter tinha… E se a sua amizade virtual fosse um perigo real? Encheu-se de coragem, achou que era o melhor a fazer: bloqueou-o no facebook e no messenger e decidiu que daí para a frente teria bem mais cuidado quando escolhesse com quem teclava na Internet. Os amigos reais eram tantos, para quê fazer amigos virtuais?!»

Prof.ª Corália Gonçalves